
Você certamente já ouviu falar em urânio nas aulas de química em sua época de escola. Para refrescar sua memória, urânio é um metal representado na tabela periódica pelo símbolo U com número atômico 92, sendo um elemento químico natural e bastante comum, mais abundante até que a prata. Apesar de radioativo, diversos países atualmente usam o urânio como fonte de energia.
Bom, mas o que as aulas de química da quinta série tem a ver com o mundo dos investimentos?
Nos últimos anos, o investimento em urânio entrou no radar de investidores, pois ocupa um mercado pouco explorado e com tendência muito forte de crescimento: o de energia nuclear. Por isso, neste artigo, vamos te explicar o que é a tese do urânio, porque este minério representa uma tendência de crescimento e como você pode usar essa estratégia de investimentos para diversificar seu patrimônio. Boa leitura!

Tese do urânio
Investidores arrojados e com mais tempo no mercado de ações podem já ter se beneficiado de estratégias financeiras envolvendo setores cíclicos. É comum algumas commodities terem preços oscilando de tempo em tempo, ou melhor, de ciclos em ciclos. Com o urânio não é diferente.
O minério é usado como combustível na produção de energia nuclear, responsável por 11% da energia elétrica do mundo e já esteve em ciclos de baixa há alguns anos, mas hoje parece estar em um ciclo crescente.
O que acontece é que estamos presenciando uma alta demanda de urânio com baixa oferta. Ou seja, muitas pessoas querem comprar e investir, mas a produção ainda não é suficiente, o que deixa o minério mais caro. Portanto, a promessa do urânio é que investidores ganharão com sua valorização, já que entramos em um ciclo crescente e os governos planejam investimentos em exploração nos próximos anos.
De qualquer maneira, o investimento em urânio é bastante promissor. Diante de um cenário em que a demanda por energia elétrica limpa para a humanidade está cada vez maior, contar com a geração de energia nuclear é uma forma de suprir esta necessidade de uma maneira menos agressiva ao meio ambiente, conforme as propostas ESG, já que o urânio é processado após ser extraído da natureza e não emite o gás tóxico relacionado ao efeito estufa.
Além disso, o minério possui um potencial energético enorme: meio quilo de urânio é capaz de fornecer tanta energia quanto 1.360 toneladas de carvão. Não é à toa que tantos investidores estão de olho neste mercado.

Como investir em urânio
Por se tratar de um ramo ainda em expansão, principalmente no Brasil que ainda não possui afinidade com este tipo de produção energética, existem poucas maneiras de investir em urânio. Veja abaixo as maneiras mais comuns de investimento.
Ações: A compra de ações de empresas exploradoras de urânio é a maneira mais direta e comum de investimento, ainda mais se usarmos corretoras do exterior; Uma das maiores empresas do setor é a Cameco.
ETF (fundo de índice): Esta modalidade de investimento é uma “cesta” de ações de diferentes empresas que integram um mesmo índice em uma única aplicação. A questão é escolher um ETF que acompanhe a valorização do metal. A URA é o ETF de urânio mais negociado atualmente, com taxa de administração por volta de 0,69% e que já chegou a retornar US$1,308965 em 2021 e vem se valorizando nesse ano de 2023, ela dá aos investidores acesso a uma grande rede de empresas envolvidas na mineração e na produção de componentes nucleares.
Commodity: Uma maneira recente e bastante acessível para investir no urânio é com contratos futuros que investe diretamente no preço da commodity. Qualquer investidor com acesso a ativos do exterior consegue, mas é uma operação mais arriscada e mais aconselhada para experientes.
Conclusão
Lembre-se: antes de realizar seu investimento, é necessário uma análise criteriosa da empresa, dos gestores e todas as pessoas e profissionais envolvidos na exploração do urânio. Informe-se o máximo possível sobre a área que pretende investir e, claro, se precisar de uma assessoria, a Phygo Gestão de Ativos pode te ajudar.
Não deixe de se inscrever na nossa Newsletter. Mantenha-se sempre atualizado e faça bons
negócios!