Pesquisar
Close this search box.

Carry trade: o que é e como afeta o dólar no Brasil?

carry trade o que e e como afeta o dolar no brasil

Quando o assunto é especulação financeira, tendemos a associar o termo imediatamente com o chamado Day Trade ou criptomoedas (como o Bitcoin), certo? No entanto, no mercado de câmbio, comumente chamado de Forex, é possível obter lucros através de transações especulativas utilizando uma estratégia bastante popular chamada Carry Trade.

O Carry Trade nada mais é do que uma forma de operação de renda variável em que o especulador busca tirar proveito das discrepâncias nas taxas de juros. Em geral, essa estratégia envolve negociações entre países e moedas distintas, sendo o dólar a mais utilizada dentre elas atualmente.

Ao decorrer desse texto, te explicaremos o que é o Carry Trade e sua relação com o dólar e o Brasil. Confira!

O que é o Carry Trade?

Amplamente utilizada no mercado financeiro, a estratégia de Carry Trade (termo inglês que significa “carregar” ou “carregamento”, e trade é uma operação, geralmente de caráter especulativo, que acontece no mercado financeiro) consiste em tomar empréstimos em uma moeda com baixa taxa de juros e investir em outra moeda com juros mais altos, visando obter lucro com a diferença entre as taxas de juros.

Em termos práticos, o investidor utiliza a estratégia ao solicitar um empréstimo em um país que oferece taxas de juros baixas. Em seguida, ele transfere esse valor para outro país, efetua a conversão monetária e investe em uma aplicação que proporcione juros mais elevados do que a taxa de juros do empréstimo, o que resulta em um lucro considerável ao final da operação.

Alguns países, como os Estados Unidos e o Japão, destacam-se por manter seus juros consideravelmente baixas, chegando, muitas vezes, próximas a zero, principalmente o Japão. Por essa razão, investidores (ou “traders”) encontram oportunidades de aproveitar a diferença entre esses países e os demais. Em território nacional, há algum tempo, a taxa Selic praticada era atrativa para operações de Carry Trade realizadas por investidores estrangeiros. A título de curiosidade, os traders, ao obterem empréstimos a taxas inferiores a 1% em seus países de origem, tinham a possibilidade de investir no Brasil e conseguir rentabilidades que superaram a marca dos 15% na renda fixa.

Dólar e Carry Trade

Carry Trade e o dólar

A relação entre o Carry Trade e o dólar pode ser considerada quase intrínseca, uma vez que o dólar norte-americano é uma das moedas mais utilizadas nas mais diversas transações devido à sua liquidez e à estabilidade econômica dos Estados Unidos. Para além disso, como o dólar é a moeda utilizada como reserva global, muitos investidores consideram que é menos arriscado investir em tal moeda do que em outras disponíveis ao redor do globo.

No entanto, é relevante salientar que a relação do Carry Trade com o dólar pode ser afetada por diversos fatores, como mudanças nas políticas monetárias e nas taxas de juros nos EUA e em outros países, bem como por eventos geopolíticos e econômicos que afetam a confiança na moeda em questão. Por isso, muitos investidores se preocupam em avaliar minuciosamente todos os riscos envolvidos antes de decidir realizar uma operação de Trade envolvendo o dólar, o que garante uma maior possibilidade de alcançar melhores investimentos e, consequentemente, uma proteção de patrimônio.

A relação com o Brasil

Com uma das taxas de juros mais altas do mundo, o mercado brasileiro possibilita um lucrativo Carry Trade aos investidores. Apenas o Brasil aumentou suas taxas mais do que qualquer outro país no mundo no último ano, com exceção da Rússia. Tal taxa teve um aumento de cerca de 9,75 pontos percentuais em abril de 2022, e houveram planos de aumentá-la em mais um ponto nos meses que viriam, antes da conclusão do processo de aperto monetário pelas autoridades brasileiras.

No mesmo ano, desde o final de dezembro, o Carry Trade operado em território nacional proporcionou o maior retorno em todo o mundo, cerca de 24%, mais que o dobro do ganho oferecido pelo segundo colocado.

Carry trade em dolar

Tal aumento das taxas de juros e o desempenho favorável dos preços das matérias-primas (ou commodities) nacionais acabam por proporcionar um positivo cenário para a moeda brasileira e sua relação com a moeda oficial dos Estados Unidos. O valor do real em relação ao dólar é um indicador fundamental da nossa economia devido à importância da moeda norte-americana. Mesmo que o dólar não seja usado nas transações diárias no Brasil, ele tem um impacto direto no cotidiano do país, desde os juros dos empréstimos até o preço de alimentos básicos e do combustível utilizado diariamente.


Achou esse conteúdo interessante? Para receber informações atualizadas e ficar por dentro das novidades, cadastre-se na nossa Newsletter! Com cartas mensais do nosso gestor, você não perderá nenhuma atualização importante.

Sumário

veja mais:

nos conte um pouco sobre o que achou

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
plugins premium WordPress

conosco, você rende mais